|
O analfabeto político
O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos
acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço
do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel,
do sapato e do remédio
dependem de decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que
se orgulha e estufa o peito dizendo
que odeia a política.
Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância nasce a prostituta,
o menor abandonado,
o assaltante e o pior dos bandidos
que é o político vigarista, pilantra,
o corrupto e
o lacaio dos exploradores do povo.
(Bertold Brecht)
================================================================
Platão de Atenas, 428/27 a.C. - 347 a.C., filósofo grego.
Discípulo de Sócrates, fundador da Academia e mestre de Aristóteles.
Fonte: Wikipédia
A tradição atribui ao filósofo Pitágoras a criação da palavra. São muitas, entretanto, as discussões sobre sua definição e seu objeto específico.
Política
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
O livro de Platão traduzido como "A República" é, no original, intitulado "Πολιτεία" (Politeía) .
"O homem é um animal político" |
Acepções
Em seis acepções, senão mais, é entendido e empregado o termo política.
- No uso trivial, vago e às vezes um tanto pejorativo, política, como substantivo ou adjetivo, compreende as ações, comportamentos, intuitos, manobras, entendimentos e desentendimentos dos homens (os políticos) para conquistar o poder, ou uma parcela dele, ou um lugar nele: eleições, campanhas eleitorais, comícios, lutas de partidos etc.;
- Conceituação erudita, no fundo síntese da anterior, considera política a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo. É a noção dada por Nicolau Maquiavel, em O Príncipe;
- Política denomina-se a orientação ou a atitude de um governo em relação a certos assuntos e problemas de interesse público: política financeira, política educacional, política social, política do café etc.;
- Para muitos pensadores, política é a ciência moral normativa do governo da sociedade civíl. (Alceu Amoroso Lima – Política, 4º edição, pág. 136);
- Outros a definem como conhecimento ou estudo “das relações de regularidade e concordância dos fatos com os motivos que inspiram as lutas em torno do poder do Estado e entre os Estados”. (Eckardt – Fundamentos de la Política, pág. 14);
- Atualmente, a maioria dos tratadistas e escritores se divide em duas correntes. Para uns, política é a ciência do Estado. Para outros, é a ciência do poder;
A política é objeto de estudo da ciência política.
Sistemas políticos e sistemas de poder
- Anarquismo
- Aristocracia
- Cleptocracia
- Comunismo
- Demagogia
- Democracia
- Monarquia
- Minarquismo
- Oclocracia
- Oligarquia
- Parlamentarismo
- Plutocracia
- Presidencialismo
- República
- Sociocracia
- Tecnocracia
- Teocracia
- Totalitarismo
Pensadores políticos
- Hannah Arendt
- Aristóteles
- Mikhail Bakunin
- João Bernardo
- Jean Bodin
- Cornelius Castoriadis
- Noam Chomsky
- Auguste Comte
- Ralph Waldo Emerson
- Charles Fourier
- Ernest Gellner
- Thomas Hobbes
- Vladimir Lenin
- John Locke
- Rosa Luxemburgo
- Mao Tse-Tung
- Nicolau Maquiavel
- Karl Marx
- John Stuart Mill
- Charles de Montesquieu
- Thomas More
- Anton Pannekoek
- Platão
- Pierre-Joseph Proudhon
- John Rawls
- Jean-Jacques Rousseau
- Auguste de Saint-Simon
- Georges Sorel
- Baruch de Spinoza
- Max Stirner
- Henry David Thoreau
- Alexis de Tocqueville
- Leon Trotsky
- ====================================================================
Linha do tempo na vida de Aristóteles
- 387 a.C. - Platão funda a Academia.
- 384 a.C. - Nascimento de Aristóteles.
- 367/66 a.C. - Aristóteles chega a Atenas e ingressa na Academia.
- 356 a.C. - Nascimento de Alexandre, o Grande.
- 347 a.C. - Morte de Platão. Aristóteles deixa a Academia e Atenas.
- 343 a.C. - Aristóteles preceptor de Alexandre.
- 338 a.C. - Os macedônios derrotam os gregos na batalha de Queronéia.
- 335 a.C. - Retorno de Aristóteles a Atenas e fundação do Liceu.
- 323 a.C. - Morte de Alexandre na Babilônia.
- 322 a.C. - Morte de Aristóteles em Cálcis, Eubéia.
- ===========================================================
-
Apreciação geral
Suas reflexões filosóficas — por um lado originais e por outro reformuladoras da tradição grega — acabaram por configurar um modo de pensar que se estenderia por séculos.
Prestou inigualáveis contribuições para o pensamento humano, destacando-se: ética, política, física, metafísica, lógica, psicologia, poesia, retórica, zoologia, biologia, história natural e outras áreas de conhecimento humano. É considerado por muitos o filósofo que mais influenciou o pensamento ocidental.
Por ter estudado uma variada gama de assuntos, e por ter sido também um discípulo que em muito sentidos ultrapassou seu mestre, Platão, é conhecido também como o Filósofo.
[editar] Vida
Aristóteles (em grego, Αριστοτέλης) nasceu em Estagira, na Calcídica. Apesar de ser da Macedônia, o grego era o idioma falado. Era filho de Nicômaco, amigo e médico pessoal do rei macedônio Amintas II, pai de Filipe II da Macedônia e avô de Alexandre, o Grande. É provável que o interesse de Aristóteles por biologia e fisiologia decorra da atividade médica exercida pelo pai.
Com cerca de 16 ou 17 anos partiu para Atenas, maior centro intelectual e artístico da Grécia. Como muitos outros jovens de seu tempo, foi para lá prosseguir os estudos. Duas grandes instituições disputavam a preferência dos jovens: a escola de Isócrates, que visava preparar o aluno para a vida política, e Platão e sua Academia, com preferência à ciência (episteme) como fundamento da realidade. Apesar do aviso de que, quem não conhecesse Geometria ali não deveria entrar, Aristóteles decidiu-se pela Academia platônica e nela permaneceu 20 anos, até 347 a.C., ano que morreu Platão.
Com a morte de grande mestre e com a escolha do sobrinho de Platão, Espeusipo, para a chefia da Academia, Aristóteles partiu para Assos com alguns ex-alunos. Dois fatos parecem se relacionar com esse episódio: Espeusipo representava uma tendência que desagradava imensamente Aristóteles, isto é, a matematização da filosofia; e Aristóteles ter-se sentido preterido (ou rejeitado), já que se julgava o mais apto para assumir a direção da Academia.
Em Assos, Aristóteles fundou um pequeno círculo filosófico com a ajuda de Hérmias, tirano local e eventual ouvinte de Platão. Lá ficou por três anos e casou-se com Pítias, sobrinha de Hérmias. Assassinado Hérmias, Aristóteles partiu para Mitilene, na ilha de Lesbos, onde realizou a maior parte de suas famosas investigações biológicas. No ano de 343 a.C. chamado por Filipe II, tornou-se preceptor de Alexandre, função que exerceu até 336 a.C., quando Alexandre subiu ao trono.
Neste mesmo ano, de volta a Atenas, fundou o «Lykeion», origem da palavra Liceu cujos alunos ficaram conhecidos como peripatéticos (os que passeiam), nome decorrente do hábito de Aristóteles de ensinar ao ar livre, muitas vezes sob as árvores que cercavam o Liceu. Ao contrário da Academia de Platão, o Liceu privilegiava as ciências naturais. Alexandre mesmo enviava ao mestre exemplares da fauna e flora das regiões conquistadas. Seu trabalho cobria os campos do conhecimento clássico de então: filosofia, metafísica, lógica, ética, política, retórica, poesia, biologia, zoologia, medicina e não só estabeleceu as bases de tais disciplinas quanto sua metodologia científica.
Aristóteles dirigiu a escola até 323 a.C., pouco depois da morte de Alexandre. Os sentimentos antimacedônios dos atenienses voltaram-se contra ele que, sentindo-se ameaçado, deixou Atenas afirmando não permitir que a cidade cometesse um segundo crime contra a filosofia (alusão ao julgamento de Sócrates). Deixou a escola aos cuidados de seu principal discípulo, Teofrasto (371 a.C. - 287 a.C.) e retirou-se para Cálcis, na Eubéia, onde morreu no ano seguinte.
- ===================================================================
-
-
Platão
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Platão de Atenas (428/27 a.C. — 347 a.C.) foi um filósofo grego. Discípulo de Sócrates, fundador da Academia e mestre de Aristóteles. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Aristócles; Platão era um apelido que, provavelmente, fazia referência à sua caracteristica física, tal como o porte atlético ou os ombros largos, ou ainda a sua ampla capacidade intelectual de tratar de diferentes temas. Πλάτος (plátos), em grego significa amplitude, dimensão, largura. Sua filosofia é de grande importância e influência. Platão ocupou-se com vários temas, entre eles ética, política, metafísica e teoria do conhecimento.
- =================================================================
| |
|
- Veja nos sites:
http://laerciobeckhauser.blogspot.com/
Web Site Oficial
http://www.laerciobeckhauser.com/
Textos no Recanto das Letras:
http://recantodasletras.uol.com.br/visualizar.php?idt=495356
http://laerciobeckhauser.blogspot.com/
www.familiabeckhauser.com.br
http://www.vibeflog.com/beckhauser
e
http://www.flog.0br.net/beckhauser
Nenhum comentário:
Postar um comentário