domingo, 2 de setembro de 2007

Dicas especiais para escrever... Manual de Estilo e Redação.

Dicas especiais para escrever...

Dicas para escrever = Manual de Estilo + Jornal Folha SP + Wikipédia



.

Endereços de
a) Manual de Redação...
b)
Livro de estilo...
Veja aqui:
Dicas para escrever = Manual de Estilo + Jornal Folha SP + Wikipédia
ou
http://laerciobeckhauser.blogspot.com/

...Dicas
Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_texto_introducao.htm
Texto

Um bom texto jornalístico depende, antes de mais nada, de clareza de raciocínio e domínio do idioma. Não há criatividade que possa substituir esses dois requisitos.

Deve ser um texto claro e direto. Deve desenvolver-se por meio de encadeamentos lógicos. Deve ser exato e conciso. Deve estar redigido em nível intermediário, ou seja, utilizar-se das formas mais simples admitidas pela norma culta da língua. Convém que os parágrafos e frases sejam curtos e que cada frase contenha uma só idéia. Verbos e substantivos fortalecem o texto jornalístico, mas adjetivos e advérbios, sobretudo se usados com frequência, tendem a piorá-lo.

O tom dos textos noticiosos deve ser sóbrio e descritivo. Mesmo em situações dramáticas ou cômicas, é essa a melhor maneira de transmitir o fato da emoção. Deve evitar fórmulas desgastadas pelo uso e cultivar a riqueza dos vocábulos acessíveis à média dos leitores.

O autor pode e deve interpretar os fatos, estabelecer analogias e apontar contradições, desde que sustente sua interpretação no próprio texto. Deve abster-se de opinar, exceto em artigo ou crítica.
======
Outras dicas veja aqui:
Dicas para escrever = Manual de Estilo + Jornal Folha SP + Wikipédia

Nenhum comentário: