quinta-feira, 13 de setembro de 2007

ANDAR PARA VIVER MAIS

Andar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Andar é o deslocamento daquilo que tem pernas.
O homem e muitos animais têm a capacidade de andar.

No sentido mais geral, andar é o mesmo que avançar, como em: "o andamento das aulas", "o andar da carruagem" ou "vamos andar de carro".

Com exceção em casos de problemas físicos ou mentais, um ser humano começa a andar com aproximadamente três anos de idade, e desenvolve completamente a função nos seus primeiros sete anos de vida. A capacidade de andar está associada ao desenvolvimento infantil.

Correr é se locomover rapido, e geralmente a posição do corpo é um pouco diferente para executar esse movimento. Ver também atletismo.

Com o suporte de algum objeto ortopédico apropriado, é possível que um deficiente físico ou mental naturalmente incapaz de andar, possa então executar essa função.

O movimento
O movimento – também compartilhado de forma semelhante com alguns animais bípedes – constitui-se em, com o corpo levemente inclinado para frente, alternar as pernas, dobrando levemente o joelho e apoiando-se nos pés de modo que o chão seja empurrado para trás, fazendo com que o corpo se desloque para frente. Por causa do equilíbrio, naturalmente os braços tendem a ficar em posição oposta às pernas, ou seja, se a perna esquerda está para frente, o braço esquerdo está para trás, valendo o mesmo para o braço e perna direita.

Análise da marcha

Análise da marcha é a avaliação da forma como a pessoa se locomove.
Faz parte das técnicas e procedimentos da avaliação física para se estabelecer um Diagnóstico Cinesiológico do movimento da pessoa.





ANDAR PARA VIVER MAIS

O benefício do exercício físico de baixa intensidade na expectativa de vida de homens mais velhos foi avaliado por uma equipe de pesquisadores de diversas universidades americanas.

O estudo começou em 1980 e envolveu 707 homens não-fumantes, de 61 a 81 anos de idade, acompanhados por um período de doze anos.Nesse período aconteceram 208 mortes.

A mortalidade entre os homens que andavam menos do que uma milha (1,6 km) por dia foi o dobro da encontrada entre os que andavam mais do que duas milhas (3,2 km) diárias.

Morreram de doenças cardiovasculares 6,6% dos homens do grupo que andava menos e 2,1% dos que andavam mais.

As mortes por câncer também foram significativamente superiores nos mais sedentários: 13,4% versus 5,3%, enfatizando o conceito de que o câncer é uma doença prevenível, em muitos casos.

O número total de mortes ocorridas entre os mais ativos no período de 12 anos, foi o mesmo que aconteceu em apenas sete anos no grupo que andava menos do que uma milha por dia.

O presente estudo mostra que o exercício físico aumenta a longevidade, mesmo quando de baixa intensidade e iniciado numa fase mais tardia da vida.

Afinal, o corpo humano é uma máquina desenhada para o movimento.

Fonte:
http://drauziovarella.ig.com.br/artigos/tresachados.asp
...................................................................................................

Veja nos sites:http://laerciobeckhauser.blogspot.com/

Web Site Oficial

http://www.laerciobeckhauser.com/

Textos no Recanto das Letras:
http://recantodasletras.uol.com.br/visualizar.php?idt=495356

http://laerciobeckhauser.blogspot.com/
www.familiabeckhauser.com.br
http://www.vibeflog.com/beckhauser
e
http://www.flog.0br.net/beckhauser

Nenhum comentário: